“Investigo, logo comunico” – 1ª sessão sobre Comunicação de Ciência
12 de fevereiro 2020
Auditório 2 da ESTSetúbal
14h30 – 17h30
Inscrições limitadas
A complexidade das sociedades contemporâneas representa novos e enormes desafios para as instituições, entre elas as Instituições de Ensino Superior (IES). Às missões tradicionais das IES – Educação e Investigação – junta-se uma terceira – a Interação com a Sociedade – que vem dar maior relevo à necessidade de ações de comunicação consistentes, seja para a própria comunidade (comunicação interna), seja para os stakeholders externos.
Saber comunicar a ciência e o conhecimento produzido afigura-se hoje como algo fundamental no processo de promoção e reforço da reputação das IES, com reflexos diretos na captação de estudantes, de docentes e de investigadores, de financiamentos para novos projetos e no estabelecimento de parcerias estratégicas. Neste contexto, convida-se a comunidade académica de professores e investigadores do IPS a participar nesta sessão, conduzida por Vasco Matos Trigo, jornalista e repórter de Ciência e Tecnologia.
Esta será a primeira de um conjunto de ações sobre Comunicação de Ciência, estando agendada para dia 12 de fevereiro, entre as 14h30 e as 17h30, no Auditório 2 da ESTSetúbal. A organização é do Gabinete de Imagem e Comunicação do IPS e será integrada no âmbito da Formação e Desenvolvimento Profissional dos Docentes.
Vasco Matos Trigo é jornalista desde 1984 com experiência em rádio, imprensa escrita e televisão. Na RTP apresentou programas de informação como o "Telejornal", "24 Horas", "Jornal 2", entre outros, especializando-se, a partir de 1996, como jornalista de Ciência e Tecnologia com os programas "2001", "2010" e "Com Ciência". Foi docente de jornalismo e colabora regularmente em ações de formação em Comunicação de Ciência para investigadores e estudantes, em várias instituições de ensino superior, em Portugal e no estrangeiro. Desenvolve investigação em Sociologia da Comunicação e em Comunicação de Ciência.
There are 5 questions in this survey.